2

Sobre a Chita!

A chita é chic
Nos últimos anos a chita tem aparecido frequentemente nos editorias de moda, nas vitrines de lojas famosas e em revistas de decoração. A redescoberta do tecido tem a ver com a valorização de um look tipicamente brasileiro. Assim como as sandálias Havaianas, que viraram hype no mundo todo, a chita passou a ser usada em peças e acessórios que compõem visuais modernos e despojados.
As estampas florais de cores vivas que caracterizam a chita são super brasileiras, mas não foi aqui que o famoso tecido surgiu. A chita nasceu na Índia por volta de 1600, como uma estamparia multicolorida feita sobre um tecido chamado morim. Mais tarde os europeus descobriram o tecido e passaram a importá-lo em grandes quantidades.
Foram os europeus que trouxeram a chita para o Brasil, em 1800. Os brasileiros passaram a produzir chita com mais qualidade e a custos mais baratos no próprio país e a chita nacional foi ganhando uma cara tipicamente brasileira. Devido ao baixo custo, ela foi empregada na produção de roupas baratas, usadas pelas classes mais baixas. Também foi e continua sendo o tecido preferido para a confecção de roupas de festas juninas.
Hoje a chita é muito utilizada na decoração e no artesanato. Seja nos forros de almofadas, sofás, abajures e caixas ou em telas de parede, a chita contribui para deixar um ambiente mais alegre e descontraído. Entre os acessórios, destacam-se as necessaires, carteiras, sacolas e bolsas de diversos formatos.  
Texto by Taís Barato.
Já a sacola de chita é minha! Quer dizer; será de quem a comprar. Acabei de costurar agorinha mesmo. Num tem nem meia hora... Faz parte da linha "Chitacharmosa"
Edna Vezzoni, escritora e artesã.
Beijos, e como caipira que sou; inté mais ver!

2 comentários:

Claudinha disse... [Responder o Comentário]

A chita é linda mesmo, né! Querida, achei teu blog andando pela net. Amei a bolsa. Já tô te seguindo e te convido pra me seguir também. bjinho.

Claudinha disse... [Responder o Comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário